Página Principal

Textos diversos

Notas da imprensa

Publicações (teses, livros, artigos)

Eventos sobre o tema

Outras páginas sobre o tema

Instituições de Prevenção e Estudos

Contato

Contato

 

 

Suicídio - conhecer para prevenir



Suicídio é a segunda causa de morte entre jovens mexicanos

O suicídio é a segunda causa de morte dos jovens mexicanos entre 15 e 19 anos, depois dos acidentes vasculares, segundo estudo divulgado recentemente no México. Estima-se que a maioria dos 3.200 suicídios registrada, por ano, no México, em média, é de jovens entre 11 e 20 anos. Yucatán, Campeche e Tabasco são as cidades com maior incidência de jovens que dão fim a própria vida. Em Tabasco, os suicídios são dez vezes mais freqüentes do que em Chiapas, atingindo cifras similares ao Canadá e a algumas nações do Caribe.

A entidade Casa Alianza, uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que trabalha em defesa dos direitos das pessoas menores de idade, considera alarmantes as estatísticas, como também o fato de que os especialistas apontam a violência, o consumo de drogas e o abuso como as principais causas do aumento de suicídios.

A organização colocou a disposição do público o serviço Acercatel, número 01-800-110-10-10, uma linha telefônica sem custo dentro da Republica Mexicana para orientação, apoio emocional e intervenção para meninos, meninas e jovens em crise. No decorrer de 2003, os atendentes da Casa Alianza receberam 126.133 chamadas através da Acercatel, das quais 160 jovens apresentavam intenções suicidas.

A maioria dos telefonemas para o Acercatel - um projeto financiado pela companhia telefônica Avantel e Fundação Quiera – é proveniente dos estados do sul do país, onde as pessoas demonstram problemas de solidão ou conflitos com seus companheiros, assim como a necessidade de um confidente com quem tratar suas angústias, a preocupação diante da gravidez e do suicídio.

Os especialistas acreditam que a comunicação entre pais e filhos é a melhor forma de evitar estes fatos lamentáveis.

A Casa Alianza enfatiza para a população que a linha 01-800-110-10-10 está a disposição de quem desejar conversar sobre isto e outros problemas. O carinho, a compreensão, a comunicação e a orientação a tempo são as melhores ferramentas contra o suicídio.

Fonte: Adital/Casa Alianza - 03/09/2003
http://www.adital.org.br/asp2/noticia.asp?idioma=PT%20icia=8718

Notas da imprensa  |  Página Principal