Página Principal

Textos diversos

Notas da imprensa

Publicações (teses, livros, artigos)

Eventos sobre o tema

Outras páginas sobre o tema

Instituições de Prevenção e Estudos

Contato

Contato

 

 

Suicídio - conhecer para prevenir



Comportamentos suicidários em debate

Cerca de quatro centenas de especialistas vão participar nas IV Jornadas sobre Comportamentos Suicidários que hoje (2 de Outubro) começam com a realização de dois wokshops nos Auditórios dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC). O primeiro, marcado para as 10 horas, tem como tema "Para-suicídio — da clínica às psicoterapias cognitiva e psicodramática", pelo coordenador da Consulta de Prevenção do Suicídio dos HUC, Carlos Braz Saraiva. À tarde (15 horas), Daniel Sampaio abordará a temática da "Intervenção sistémica em jovens com comportamentos auto-destrutivos".

As jornadas propriamente ditas começam amanhã (3 de Outubro), no Grande Hotel do Luso, e prolongam-se até dia 5 de Outubro. Organizadas pela Consulta de Prevenção do Suicídio dos HUC e Clínica Psiquiátrica dos HUC, com o patrocínio da Sociedade Portuguesa de Suicidologia, as Jornadas sobre Comportamentos Suicidários já se transformaram “num forum de referência na área”.

Este ano, pela primeira vez, como refere Carlos Braz Saraiva, as jornadas internacionalizaram-se, contando com a participação de um dos maiores peritos europeus nesta matéria, Ad J. Kerkhof.

Também nesta edição a organização espera bater o recorde das inscrições, com a participação de cerca de 400 pessoas, o que para Portugal e para umas jornadas temáticas é, de acordo com Carlos Braz Saraiva, “uma dimensão notável”.

O especialista salienta, por outro lado, o facto de terem igualmente duplicado o número de comunicações livres que há dois anos foi de 10 e este ano serão apresentadas 21.

Assim, amanhã, quinta-feira, a sessão de abertura está prevista para as 10 horas; 15 minutos mais tarde, a conferência de Adriano Vaz Serra (director da Clínica de Psiquiatria dos HUC) "Violência interpessoal e risco de suicídio".

Ainda durante a manhã tem lugar a mesa-redonda "Da psiquiatria ao desespero", moderada por Adriano Vaz Serra e em que participam Zulmira Santos — "Nosologia das tentativas de suicídio - dificuldades e controvérsias" —, Luísa Figueiredo e Virgínia Ramos — "Stress e suicídio - a possibilidade da poesia" — e José Morgado Pereira — "Florbela Espanca - ensaio de uma autópsia psicológica".

O programa prossegue a partir das 14.30 horas com a conferência "O caos - uma nova ferramenta metodológica para as ciências do Homem", por Manuel Louzã Henriques.

Para as 15.15 horas está marcada mais uma Mesa-redonda subordinada ao tema "Depressão", moderada por António Pacheco Palha, e em que participam Carla Vicente — "Depressões bipolares e comportamentos suicidários" —, Adelaide Craveiro — "As tentativas de suicídio por pesticidas e outros venenos" —, Orlando Guete Tur — "Depressão, ideação suicida e desesperança em doentes oncológicos" — e Ricardo Alves — "Suicídio frustrado recorrente em mulher". Em simultâneo decorre uma outra mesa-redonda, moderada por Pissarra da Costa, em que serão apresentadas comunicações livres.

A mesa-redonda sobre "Esquizofrenia", moderada por Manuel Paes de Sousa, está prevista para as 16.45 horas. Neste caso, participam os especialistas Pio Abreu — "Esquizofrenia - o Eu em questão" —, Simões de Carvalho — "Ruptura psicótica - a experiência clínica" — e José Valente — "Sintomas negativos e depressão". Paralelamente, realiza-se uma mesa-redonda com comunicações livres, moderada por Bessa Peixoto.

Na sexta-feira (4 de Outubro), o programa começa pelas 9.30 horas, com a conferência "Auto-mutilações e flebotomias", por Carlos Braz Saraiva. Cerca de uma hora mais tarde, Ad J. Kerkhof faz a conferência "Repetition of attempted suicide: a process of vulnerability - Findings from the WHO/EU Multicentre Study on Suicidal Behaviour".

Para o final da manhã está prevista a mesa-redonda "Epidemiologia e factores de risco do suicídio", moderada por Francisco Alte da Veiga. Neste caso, os intervenientes são Francisco Alte da Veiga — "Utilização de tabelas vitais no estudo da mortalidade por suicídio" —, Sandra Vicente — "Suicídio no Centro de Portugal — reflexões a partir de dados do IMLC" —, Carlos Ramalheira e Luís Marques — "Suicídio em Portugal - taxas ajustadas por concelhos" e "Suicídio na Região Centro".

No início da tarde tem lugar a conferência de Jorge Costa Santos sobre "Mortes equívocas - categorização médico-legal e estatística". Segue-se mais uma mesa-redonda subordinada ao tema "Intervenção na crise suicidária", moderada por Carlos Braz Saraiva, e em que intervêm Paulo Soeiro — "A escola e as condutas suicidas" —, Odília Madaíl — "Da depressão e do deprimir - o papel do médico de família" — e Armando de Carvalho e Jorge Leitão — "Intoxicação voluntária - a intervenção do internista". À mesma hora realiza-se uma mesa-redonda com comunicações livres, moderada por Nazaré Santos.

Às 16.45 horas está agendada a mesa-redonda "Telefone SOS e grupos de auto-ajuda", moderada por António Bento, no âmbito da qual Zulmira Santos abordará o tema "Estratégias psicoterapêuticas nos Telefones SOS", Vasco Silva falará da "Formação de voluntários escutantes", enquanto Maria Emília Pires desenvolverá o tema "A nossa âncora" e Cecília Caldeira "Testemunho de mãe". Em simultâneo decorrem comunicações livres numa mesa-redonda moderada por Emília Albuquerque.

Para as 18.30 está marcada a discussão de Posters (Prémio Solvayfarma), enquanto às 19 tem lugar o jantar e um sarau musical.

No último dia (5 de Outubro) Daniel Sampaio apresenta a conferência "Doente em risco de suicídio: relação terapêutica", moderando, de seguida, a mesa-redonda com o tema "Antropologia e sociologia do suicídio". Neste debate estão previstas as intervenções de Olga Ordaz — "As representações sociais do suicídio" —, Luís Louzã Henriques — "Durkheim: 100 anos depois" — e Manuel Quartilho — "Aspectos sociais e culturais do suicídio".

As Jornadas sobre Comportamentos Suicidários terminam cerca das 12 horas com a sessão de encerramento e a entrega de prémio.

Durante este forum será também apresentado o site da Internet da Sociedade Portuguesa de Suicidologia, que tem já agendado para o primeiro trimestre do próximo ano um simpósio, em Beja, sobre solidão e melancolia.

Fonte: Jornal de Coimba online
http://www.jornaldecoimbra.pt/news_detail.asp?id=913

Notas da imprensa  |  Página Principal