Intoxicaçao pelo chumbinho (Aldicarb) no Espirito Santo Brasil: freqüencia, perfil epidemiológico e clínico e proposta de um padronizado de evolução clínica e tratamento atropínico
Sony de Freitas Itho
Resumo:
O aldicarb, um praguicida carbamato de uso agrícola, é comercializado e utilizado ilegalmente como rodenticida, denominado como "chumbinho". Uma amostra de 334 pacientes, entre adultos e crianças do estado do Espírito Santo - Brasil, intoxicadas pelo "chumbinho", foi estudada retrospectivamente de jan/1993 a dez/1999, por meio de prontuários de notificação do Centro de Controle de Intoxicação (CCI-ES). A freqüência da intoxicação representou 2,6% dos casos de intoxicações notificadas e significou 18,5% dos expostos aos praguicidas em geral. Com uma letalidade de 6,3%, a maioria resultou da tentativa de suicídio. A maior ocorrência foi de 10-39 anos. Identificados os sinais e sintomas preditivos de gravidade, foi desenvolvido um modelo de dosagem de atropina e elaborado um protocolo padronizado de evolução e tratamento atropínico. O protocolo, além de predizer a gravidade, indicou a dosagem de atropina a ser administrada, podendo ser utilizado, com grande margem de segurança, pelos profissionais que trabalham com pacientes intoxicados por "chumbinho".
Volta
Prevalência de tentativas e ideação suicida em pessoas com transtornos mentais graves na cidade de São Paulo
Flávio Neves Soares
Resumo:
O estudo visou estimar a prevalência de tentativas e ideação suicida entre pessoas com transtornos mentais graves e examinar associações com características sócio-demograficas e clínicas, através de questionários padronizados. Foram entrevistados 192 sujeitos que entraram em contato com serviços psiquiátricos do município de São Paulo entre 01/09/97 e 31/11/97. Ao longo da vida, pensamentos suicidas ocorreram em 57,7% e tentativas em 30,9% dos entrevistados. No ultimo ano, estes ocorreram em 20,1% e 4,2%, respectivamente. Os desfechos ao longo da vida apresentaram associação com uso ocasional de neurolépticos na análise multivariada.
Volta