Página Principal

Textos diversos

Notas da imprensa

Publicações (teses, livros, artigos)

Eventos sobre o tema

Outras páginas sobre o tema

Instituições de Prevenção e Estudos

Contato

 

 

Suicídio - conhecer para prevenir



Mitos sobre o suicídio

Primeiro mito
Quando uma pessoa pensa em suicidar-se, tentará suicidar-se pelo resto da vida.

FALSO!
As pessoas que querem suicidar-se só se sentem assim durante um tempo. Naquele momento, ou recuperam ou pedem ajuda ou morrem.

Segundo mito
Se uma pessoa tentar matar-se uma vez, é menos provável que ele volte a tentar.

FALSO!
Cerca de 80% dos suicídios ocorreram depois da pessoa ter tentado anteriormente. Isto acontece especialmente com jovens.

Terceiro mito
Se alguém se tenta suicidar é claro que se quer matar.

VERDADEIRO!
Ambivalência é um sintoma marcante nas pessoas que se querem suicidar. Muitos não querem morrer, querem simplesmente escapar de uma situação insuportável.

Quarto mito
Não se deve perguntar a ninguém se ele(a) está pensando em suicidar-se. Se comentarmos sobre o suicídio ele(a) pode pensar que deve se matar.

FALSO!
Nós podemos pensar que é melhor não falar sobre o suicídio com pessoas que estão pensando em suicidar-se. Não! Pelo contrário, conversar com a pessoa pode ajudá-la a enfrentar seus problemas e a diminuir a tensão psicológica. Se escutamos de boa vontade nós demonstramos que gostamos dela e a que queremos ajudar.

Quinto mito
Se uma pessoa que estava pensando em suicidar-se ou sentindo-se deprimida se sente melhor, normalmente significa que o problema já passou.

FALSO!
Se alguém que estava pensando em se matar ou estava deprimido e de repente parece estar mais contente não significa que o problema já passou. Uma pessoa, que decidiu matar-se, pode sentir-se "melhor" ou sentir-se aliviada depois de ter tomado essa decisão. E uma pessoa que esteja gravemente deprimida pode não ter energia suficiente para se matar. Quando recupera as suas energias, porém, poderá levar a cabo o seu plano.

Sexto mito
Homens jovens correm mais o risco de se suicidarem.

VERDADEIRO!
Em muitos países, os homens entre os 18 e os 24 anos de idade correm mais o risco de se suicidarem.

Sétimo mito
As pessoas que dizem que vão se matar nunca o fazem. É uma forma de desabafar. Aqueles que se matam, normalmente não falam sobre o assunto. Simplesmente se suicidam.

FALSO!
A maior parte das pessoas que se suicidam ou falam sobre o assunto ou fazem qualquer coisa que indica que eles vão se matar. Não precisa de se culpar se você não notou os sintomas, mas se você está preocupado(a) com uma pessoa que você conhece, leia sobre os sintomas. Dessa forma você será capaz de identificar os sinais, antes que ela tente se suicidar. O conhecimento dos sintomas tornará você mais apto a ajudá-la.

Adaptado de Befrienders International
Fonte: http://www.suicideinfo.org/portuguese/myths.htm

Textos diversos  |  Página Principal